Balão Intragástrico

O tratamento da obesidade evoluiu muito nos últimos anos. Dentre as alternativas que hoje ajudam muitos pacientes pelo mundo está o balão intragástrico.

 

Disponibilizamos o tratamento com balão intragástrico como ferramenta de combate a obesidade, que tem tido grande crescimento de suas indicações nos últimos anos devido ao aspecto crônico da doença “Obesidade” e por ser terapia muito segura e efetiva quando bem indicada.

 

Nossos procedimentos são realizados no complexo médico-hospitalar Sugisawa, colocando a disposição estrutura ambulatorial e hospitalar de primeiro mundo para nossos pacientes. 

 

 

Diferencial

 

Realizar a terapia com Balão em ambiente hospitalar com o diferencial de estrutura física e equipe médica que só um centro médico hospitalar com mais de 30 especialidades pode fornecer.

 

 

O que é o Balão Intragástrico?

 

O balão é um  dispositivo de silicone inserido no estômago por exame de endoscopia digestiva alta . O procedimento é realizado sob sedação profunda de forma semelhante a um exame tradicional diagnóstico. Supervisionado por anestesiologista durante todo o período, leva cerca de 15 min para sua realização. O balão  é preenchido por volume de líquido entre 500-700ml, levando a saciedade precoce. O balão também é retirado por endoscopia em procedimento supervisionado por anestesiologista que dura cerca de 20 minutos ao fim do ciclo de tratamento que dura de 6 a 12 meses a depender do balão utilizado.

 

 

Aliando terapia nutricional, apoio psicológico e treinamento físico, o balão busca a reeducação alimentar e perda de peso, em busca  de uma vida mais saudável.

 

Quais são as indicações do Balão Intragástrico

 

  • Pacientes com sobrepeso  ou obesidade com IMC acima ou igual a 27 kg/m2.
  • Pacientes com IMC acima de 35kg/m2 que não se enquadram nos critérios de tratamento cirúrgico ou não desejam a realização de cirurgia.
  • Preparo para cirurgia de pacientes super-obesos (IMC >50).

 

Existem contraindicações ao uso do Balão Intragástrico?

Sim.  As principais contraindicações são:

  • Varizes esofagogástricas
  • Cirurgia Gástrica Prévia
  • Hérnia de Hiato moderada ou volumosa
  • Uso crônico de Anticoagulantes
  • Dependência de drogas e álcool
  • Gestação

 

Quanto tempo dura o tratamento?

De 6 a 12 meses dependendo do balão escolhido.

 

Mas posso escolher qual balão colocar?

Sim. Seu médico decidirá com você qual é o balão que se adaptará melhor às suas necessidades.  

Tipos de Balão 

Balão Orbera 

Balão com o maior número de procedimentos realizados no mundo. Permanece por 6 meses dentro do estômago e não permite ajuste do volume no decorrer do tratamento. Opção segura e eficiente.

 

Balão Spatz

Balão com válvula de ajuste  que permite alterações de volume durante o tratamento, tendo como vantagem maior tolerância ao início do tratamento e tendência de maior perda de peso. Permanece até 12 meses no estômago.

 

 

Como funciona o processo para colocação do balão?

O paciente que procura auxílio para tratamento da obesidade passa por consulta clínica em que investigamos minuciosamente sua condição de saúde, buscando na história clínica fatores causadores da doença. Além de questões psicológicas, fisiológicas, genético familiares, buscamos investigar causas ambientais  como alimentação, trabalho, atividade física e outras. O paciente que deseja colocar o balão passa por exame físico completo e aula-orientação sobre todo o tratamento. Exames laboratoriais, cardiológicos e de imagem, como endoscopia digestiva e ecografia ajudam a definir indicações e contraindicações para o tratamento, auxiliando também na decisão de qual balão deve ser utilizado.   Os pacientes são submetidos a avaliação psicológica e nutricional prévia a colocação. O acompanhamento da nossa equipe multidisciplinar ( Psicologia, Nutrição, Preparação Física) é fundamental para um excelente resultado . Entregamos ao paciente contrato, termo de consentimento e folhetos de orientação completos sobre o procedimento.

 

Como o paciente reage após a colocação do balão?

 

Cerca de 45min após o procedimento,  o paciente tem alta e geralmente evolui de forma confortável nas primeiras 8 horas. Ë natural que o procedimento cause náuseas e vômitos nos primeiros 3 a 4 dias em mais de 70% dos pacientes. O cuidado com a desidratação é fundamental. Alguns pacientes toleram muito bem o início mas não são maioria. Sintomas como dor, diarréia , sensação de peso abdominal podem aparecer . 

Devido aos sintomas de náusea, cerca de 3-4% dos pacientes acabam retirando precocemente o balão, fato que tem diminuído com o uso de balões ajustáveis.

A dieta pós colocação é progressiva, do líquido a dieta normal em quantidades reduzidas e sob orientação nutricional. 

Em 4-7 dias, o paciente volta a suas atividades habituais e aos poucos a progressão da dieta permite o reinício da atividade física.

A sensação de peso abdominal e saciedade precoce permanecem e são importantes para a perda de peso que pode variar dependendo da adesão as orientações da equipe. A perda de peso gira em torno de 15 a 20% do peso total.

Lembrando sempre que líquidos calóricos como cerveja, vinho, leite condensado e outros são muito prejudiciais a um controle calórico adequado  e portanto podem levar a resultados ruins com a terapia com balão intragástrico.

Agende uma consulta com nossa equipe  médica e conheça esta importante terapia contra a obesidade!