Cirurgia

Bariátrica Revisional

Inclui os procedimentos cirúrgicos ou endoscópicos que tem objetivo alterar uma cirurgia bariátrica prévia que pode não ter alcançado os objetivos propostos inicialmente, como perda de peso adequada ou sintomas indesejados no pós-operatório.  Devido ao aumento dos procedimentos bariátricos no mundo, o número de pacientes que precisam de revisão do primeiro procedimento tem aumentado.

Cerca de 20 a 25% dos pacientes submetidos a cirurgia bariátrica não atingem o objetivo de perda de peso proposto antes da cirurgia e são candidatos em algumas situações a revisão ou troca de técnica. Lembramos sempre que o resultado depende de diversos fatores relacionados ao acompanhamento multidisciplinar (educador físico, psicologia, nutrição, etc) e portanto são poucos os pacientes que vão se beneficiar de reintervenção cirúrgica ou endoscópica.

Indicação 

As cirurgias revisionais devem  ser cuidadosamente indicadas pois são  mais complexas tecnicamente e apresentam maiores taxas de complicações. As mais comuns são a conversão de Sleeve (gastrectomia vertical) para gastroplastia tipo bypass devido perda de peso insuficiente ou doença do refluxo intratável clinicamente. Retiradas de banda gástrica e anel que eram mais comuns no passado também são realizados.

Considerando que as cirurgias têm índices de complicação mais altos, cresce a indicação de procedimentos endoscópicos pouco invasivos para atuar de forma revisional em procedimentos bariátricos. Retiradas endoscópicas de anel gástrico,  aplicação de plasma de argônio em estômagos com anastomose (passagem) dilatadas e suturas endoscópicas para diminuição do volume gástrico são possibilidades cada vez mais usadas com bons resultados e risco baixo de complicações.

AGENDE SUA CONSULTA

Agende sua consulta com o Dr. Renar Barros via telefone ou clique aqui para agendar via WhatsaApp