Cirurgia de

Hérnia Umbilical

 

Uma hérnia umbilical ocorre quando parte do intestino se destaca pela abertura nos músculos abdominais ( cicatriz umbilical) pela qual o cordão umbilical passou antes do nascimento. Hérnias umbilicais são comuns e geralmente indolores. Elas são mais comuns em bebês, mas também podem afetar adultos. Em uma criança, uma hérnia umbilical pode ser especialmente evidente quando a criança chora. Este é um sinal clássico de uma hérnia umbilical.  As hérnias umbilicais das crianças geralmente fecham sozinhas nos primeiros dois anos de vida, embora algumas permaneçam abertas até o quinto ano ou mais. As hérnias umbilicais que aparecem durante a vida adulta têm maior probabilidade de causar sintomas e precisarem de reparo cirúrgico.

Sintomas 

Abaulamento em torno do umbigo e dor local são os sintomas mais comuns de hérnia umbilical. Em crianças são geralmente indolores. Hérnias umbilicais que aparecem durante a vida adulta podem causar desconforto abdominal, dor e em alguns casos sinais de obstrução intestinal como náusea e vômito.

 

O pronto diagnóstico e tratamento podem ajudar a prevenir complicações.  O aumento da pressão intra-abdominal contribui para hérnias umbilicais. As causas do aumento da pressão intra-abdominal incluem: obesidade, gestações múltiplas, ascite. As hérnias umbilicais são mais comuns em bebês – especialmente bebês prematuros e com baixo peso ao nascer. A condição afeta meninos e meninas igualmente.  Para adultos, este tipo de hérnia tende a ser mais comum em mulheres. Podem ocorrer complicações quando o tecido abdominal saliente fica preso (encarcerado) e não pode mais ser empurrado de volta para a cavidade abdominal. Isso reduz o suprimento de sangue para o segmento do intestino preso e pode levar a dor umbilical e danos aos tecidos. Se a porção retida do intestino for completamente desprovida do suprimento sanguíneo (hérnia estrangulada), pode ocorrer a morte do tecido (gangrena). A infecção pode se espalhar por toda a cavidade abdominal causando uma situação de risco de vida. A cirurgia de emergência é normalmente necessária para tratar essas complicações.

Tratamento

Para adultos, a cirurgia geralmente é recomendada para evitar possíveis complicações, especialmente se a hérnia aumentar ou tornar-se dolorosa.  Durante a cirurgia convencional ou aberta, é feita uma pequena incisão na base do umbigo. O tecido da hérnia é retornado para a cavidade abdominal e a abertura na parede abdominal é fechada. Telas podem ser utilizadas para reforço da parede abdominal.

 

Alguns casos podem ser realizados por videolaparoscopia por técnica minimamente invasiva. Técnicas como ipom plus, ventral tapp ou e-Tep são utilizados por nossa equipe para pacientes selecionados com diminuição do risco de infecção, seromas ( acúmulo de líquido) e retorno precoce as atividades de trabalho.

Diagnóstico

Uma hérnia umbilical é diagnosticada durante um exame físico. Às vezes, estudos de imagem como ultrassom abdominal ou tomografia computadorizada são usados ​​para ajudar no diagnóstico ou rastrear complicações.

AGENDE SUA CONSULTA

Agende sua consulta com o Dr. Renar Barros via telefone ou clique aqui para agendar via WhatsaApp