Cirurgia Bariátrica
A cirurgia bariátrica, também conhecida como cirurgia da obesidade, cirurgia metabólica ou, mais popularmente, redução de estômago, reúne técnicas com respaldo científico destinadas ao tratamento da obesidade e das doenças associadas ao excesso de gordura corporal ou agravadas por ela. O conceito metabólico foi incorporado pela importância que a cirurgia adquiriu no tratamento das comorbidades, principalmente no diabetes e na hipertensão.
Os benefícios da cirurgia bariátrica são perda de peso, remissão das doenças associadas à obesidade, como diabetes e hipertensão, diminuição do risco cardiovascular e mortalidade, aumento da longevidade e melhora na qualidade de vida.
Os riscos são os mesmos de outras cirurgias abdominais, por isso deve ser feita em hospital com estrutura adequada e por médicos especialistas.
Vale lembrar que apesar dos inúmeros benefícios, a cirurgia bariátrica é apenas o primeiro passo de uma jornada rumo a uma vida saudável. O paciente precisará passar por uma mudança de hábitos, abandonando antigos costumes nocivos e adotando uma forma de vida mais saudável que inclui dieta equilibrada e prática de exercícios. A cirurgia da obesidade é indicada para pacientes que se encaixam em parâmetros determinados pelo Índice de Massa Corporal (IMC), que é calculado dividindo-se o peso em quilogramas pela altura em metros ao quadrado. Indica-se tratamento cirúrgico aos pacientes com IMC:
- acima de 40;
- entre 35 e 40 na presença de doenças associadas (hipertensão arterial, diabetes tipo 2, apnéia do sono, osteopatias, dislipidemia, etc…)
Não há restrições em relação à idade para pessoas entre 18 e 65 anos. Adolescentes e idosos são considerados casos de exceção, sendo recomendada uma avaliação detalhada feita pelo cirurgião e por uma equipe multidisciplinar.
Diversos estudos no Brasil e no exterior têm comprovado ainda o benefício da cirurgia bariátrica para pessoas com IMC entre 30 e 35 na presença de diabetes e outras comorbidades graves. Pacientes nessas condições podem ser operados em casos especiais.
Calcule seu IMC
Insira seu peso em quilogramas e altura em metros para saber seu IMC, o Índice de Massa Corporal.
Banda
gástrica ajustável
Quase não é mais realizada no país devido seus resultados insatisfatórios e elevado índice de complicações. Instala-se anel de silicone inflável ajustável ao redor do estômago, que promove uma compressão ajustável sobre o órgão tornando possível controlar o esvaziamento do alimento.
O anel é ligado a um botão que fica embaixo da pele e pode ser alcançado por uma agulha de injeção, permitindo o controle do volume da banda.