Endoscopia e Colonoscopia

 

A endoscopia digestiva alta é método que auxilia no diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas ao esôfago, estômago e duodeno (primeira porção do intestino).

Este procedimento é realizado em sedação profunda sob supervisão do anestesiologista. Dura menos de 5 minutos e a recuperação pós procedimento é rápida.

 Permite definir diagnóstico de condições freqüentes como gastrites, esofagites e úlceras, além de diagnosticar e tratar sangramentos, pólipos, tumores malignos e outras condições.

Ë indicado em todo paciente com sintoma digestivo acima de 40-45 anos ou em qualquer idade na presença de sinais de alerta como sangramento, vômitos mantidos, perda de peso e disfagia .

Para realização do exame sob sedação é necessário acompanhante pois a anestesia altera reflexos mesmo que sutilmente, gerando riscos de mobilização nas primeiras horas após o exame.

Procedimentos como ressecções endoscópicas, dilatações, passagem de sondas e próteses podem ser realizados tanto por endoscopia digestiva alta quanto por colonoscopia dependendo da área a ser tratada.
Os procedimentos de endoscopia digestiva alta e colonoscopia são muito seguros com riscos mínimos de complicações como perfurações e sangramentos.
Todas as orientações sobre o jejum para os exames, preparo e orientações gerais são feitos durante o agendamento presencial ou via telefone.

A colonoscopia ou endoscopia digestiva baixa é método que avalia o reto, intestino grosso e íleo terminal (final do intestino fino). Permite a avaliação da mucosa intestinal  e diagnostica condições como colites, presença de pólipos, divertículos e tumores.

Uma das grandes evoluções na medicina foi a adoção da realização da colonoscopia como exame de rotina a partir dos 50 anos de idade para diagnosticar lesões precursoras do câncer intestinal, os pólipos. O diagnóstico dos pólipos e ressecção dos mesmos por endoscopia permitiu uma diminuição drástica da mortalidade por câncer de cólon no mundo. A tendência da literatura médica mundial é a redução da idade de rastreio para os 45 anos.

A colonoscopia permite diagnosticar mais de 95% das lesões intestinais e dura cerca de 15 minutos. Exige preparo intestinal com laxantes, medicamentos analgésicos e contra vômitos. O paciente também precisa estar acompanhado devido a anestesia.

Dr. Renar Barros

Dr. Renar possui formação endoscópica completa sendo membro titular e especialista da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva e realiza procedimentos endoscópicos diagnósticos e terapêuticos na área digestiva e bariátrica nos Hospitais Costantini e Sugisawa em Curitiba, além da Clínica Santa Luzia em São José dos Pinhais.

AGENDE SUA CONSULTA

Agende sua consulta com o Dr. Renar Barros via telefone ou clique aqui para agendar via WhatsaApp