Terapia Endoscópica do Refluxo – Stretta

 

Stretta é a opção de tratamento minimamente invasivo mais amplamente estudada para doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). Mostrou-se eficaz em mais de 40 estudos clínicos e 25.000 procedimentos realizados em todo  mundo. Estudos mostram que os pacientes experimentam alívio significativo e duradouro dos sintomas em um período de até 10 anos.

O método Stretta é um procedimento realizado por endoscopia, sendo uma alternativa em pacientes sintomáticos e com pouca resposta clínica ao uso de medicamentos. Pode ser realizado também em pacientes que não querem realizar procedimento cirúrgico. Ele proporciona melhora dos sintomas e possibilita que a maioria dos pacientes diminuam o uso de medicamentos como omeprazol, pantoprazol e outros (IBPs).

Stretta é um procedimento endoscópico que tem duração de cerca de 40 minutos e pode ser realizado de forma ambulatorial com alta logo após o procedimento. O Stretta aplica energia de radiofrequência (RF) através de sistema de sonda e agulhas no esôfago, na topografia do músculo do esfíncter esofageano inferior. Esse estímulo promove hipertrofia (crescimento) do tecido muscular, resultando em melhora significativa do seu funcionamento e da sua função de barreira antirrefluxo.  As pesquisas mostram 93% de satisfação após uso da terapia.

Entre os pacientes que podem ser submetidos ao procedimento estão pacientes já operados previamente de cirurgia antirrefluxo e cirurgia bariátrica. Não são bons candidatos ao procedimento Stretta pacientes com doença do refluxo erosiva.